Você não está logado | Entrar | Cadastrar

Informativo

Cadastre seu email e receba as notícias do PPS





Seja um Filiado
10/05/2017

Uma sociedade adaptada às necessidades dos idosos é uma sociedade para todos, defende a deputada federal Luzia Ferreira







Foto:
Uma sociedade adaptada às necessidades dos idosos é uma sociedade para todos, defende a deputada federal Luzia Ferreira



Por: Denise Motta

A audiência teve como objetivo discutir temas do Projeto de Lei (PL) 6.478/2013, referentes à criação de mecanismos para coibir a violência contra a pessoa idosa. “Todos dados indicam que a violência contra o idoso acontece no ambiente familiar. Precisamos refletir sobre isso. O idoso acamado, com dificuldade de mobilidade, terá muita dificuldade para fazer essa denúncia, mesmo que ele tenha essa decisão”, ponderou Luzia Ferreira.

Ainda que subnotificados, os dados sobre o assunto são alarmantes. A professora Doutora da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Maria Cecília de Souza Minayo, apresentou informações sobre a triste realidade dos mais velhos no Brasil.

O país possui mais de 24 milhões de idosos, acima de 60 anos. De um total de 3.548 abrigos destinados a eles, apenas 218 são públicos. “Pesquisas indicam que 90% dos casos de violência contra idosos ocorrem nos lares e dois terços dos agressores são filhos, noras, genros e cônjuges”, informou a representante da Fiocruz.

Debatedor na audiência, o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Humana (CNDH), Leonardo Penafiel Pinho, destacou ser necessária atenção à falta de acesso a direitos pelos idosos. “É preciso ter mais denúncia para se cobrar do sistema público de Saúde e de Assistência Social”, defendeu.

Canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100 recebe denúncias de violência contra idosos. Informações do serviço indicam que as violações mais comuns são a negligência, a violência física ou psicológica e o abuso financeiro e econômico, também chamado de violência patrimonial.

Também participaram da audiência pública a deputada Flávia Morais (PDT-GO), autora do requerimento para realização do debate e o presidente da comissão, Gilberto Nascimento (PSC-SP), além de parlamentares e cidadãos interessados no tema.

 

Clique aqui e confira o depoimento na íntegra.





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 324 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 0 comentário(s)











Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)